Conheça o Li-Fi que pode ser até 100 vezes mais rápida do que Wi-fi

Está cansado de sua conexão capengando para baixar vídeos, filmes e séries com seu Wi-Fi? Eis que surge uma luz no fundo do túnel, isso mesmo o nome dela é Li-Fi e literalmente será uma luz, entenda abaixo.

Achou o nome estranho? Eu explico, o Li-Fi é uma tecnologia sem fio ainda testada em laboratórios que transmite dados em alta velocidade por meio de ondas de luz. Isso mesmo, com ela, você irá conectar-se através da luz e sua conexão poderá atingir velocidades até 100 vezes mais rápida do que Wi-Fi, detalhe apenas com uma lampada de LED, conheça mais;

Velocidade

Sua velocidade pode ser infinitamente mais rápida do que já utilizamos nos dias de hoje, em um exemplo clássico, segundo um teste de laboratório foi atingido 224gigabits por segundo, o que daria para você baixar aproximadamente 18 filmes de 1,5GB cada, sendo transferido, detalhe a cada SEGUNDO!

Realmente parece algo sobrenatural se comparados com nossa realidade atual, chegar a dar até desgosto em pensar que nossa internet muito inferior, que em muitas vezes só caí, e quando pensamos que não tem espaço para a evolução, eis que ela nos surpreende.

Testes

Mas, não se anime tanto, seu lançamento oficial para que a população mundial possa usar, ainda vai demorar anos, talvez décadas. Isso porque a Li-Fi ainda está em fase de testes, e um desses testes está acontecendo em escritórios em Tallinn, na Escócia.

E foram nesses testes que foi revelado que a velocidade pode ser superior a 100 vezes do que a média do Wi-Fi atinge.

Funcionamento 



Para utilizar a nova tecnologia toda a comunicação acontece por meio de ondas da luz que atinge entre 400 e 800 terahertz (THz). Ela funciona como um forma avançada do código Morse, algo secreto que consegue ligar e desligar a luz LED em velocidade absurda sem que nenhum humano consiga notar e assim transmitir os dados em código binário.


Quando chega ao Brasil?

Apesar de toda velocidade interessante que o Li-Fi consiga atingir, ainda vai demorar muito para ser liberada para consumo do Brasil e do mundo. Um dos principais motivos é a mudança de estrutura que você teria que investir, pois para sua instalação você deveria substituir-a pelo Wi-Fi, e hoje financeiramente falando ainda não é particularmente viável.

Mas, com certeza a longe prazo isso deve fazer a cabeça de muita gente.

Curiosidade
Além de muito rápida, terá mais segurança que o Wi-Fi, uma vez que seu mecanismo por onda de Luz e como a luz não consegue ultrapassar ambientes fechados por paredes, o seu sinal estará protegido e terá muito menos interferências. Aguardemos os próximos capítulos.

Conheça mais sobre:


Nenhum comentário:

Postar um comentário